O que é COSMIATRIA?

A médica dermatologista Beatriz Lopes Ferraz Elias fala sobre a área da dermatologia voltada exclusivamente para o tratamento e a prevenção de problemas estéticos na pele

Por Redação | Foto Divulgação

De modo geral, podemos dizer que a cosmiatria é a ciência que estuda a beleza humana, de forma responsável e ética, e oferece diversos tratamentos para prevenir e minimizar sinais como rugas, linhas de expressão e flacidez, utilizando sempre procedimentos e tecnologias cientificamente comprovadas em estudos e liberadas pelos órgãos de saúde regulamentadores.
É muito importante lembrar que os tratamentos dermatológicos, assim como qualquer outro tratamento médico, devem ser realizados por médicos especialistas capacitados mediante avaliação clínica detalhada e individualizada para alinhar a indicação, a eficácia da técnica e a expectativa do paciente. “Não existem tratamentos milagrosos! Cada paciente é único e os procedimentos devem amenizar e prevenir de forma harmônica os
sinais da ação do tempo na pele. O paciente deve escolher o médico sempre pela sua formação e qualificação profissional para garantir sua segurança e minimizar o risco de complicações”, ressalta Dra. Beatriz Lopes Ferraz Elias (CRM/SP 144126 – RQE 53831), médica dermatologista.
O médico dermatologista, além da graduação em medicina, deve ter residência ou especialização na área com aprovação no Exame de Título de Especialista em Dermatologia da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e possuir o RQE (Registro de Qualificação de Especialista). “No site do Conselho Federal de Medicina, pode ser feita a busca para conferir se o profissional é realmente médico e se possui especialidade em alguma área. No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pode ser feita a pesquisa de todos os médicos dermatologistas pelo nome ou por região que prestam atendimento”, explica a Dra. Beatriz.

MANTENHA SUA PELE SAUDÁVEL!
Os cuidados com a pele devem existir sempre, independentemente da idade, respeitando as características de cada faixa etária, desde os bebês até os idosos. Confira alguns deles:
Fotoproteção: use fotoprotetores com FPS (Fator de Proteção Solar) igual ou maior a 30, diariamente e reaplicado várias vezes ao dia, de acordo com a exposição solar, além da fotoproteção física com uso de chapéus, viseiras, óculos de sol e roupas com proteção solar.
Hábitos de vida saudáveis: praticar exercícios físicos regulares, ter uma dieta balanceada, beber bastante água e evitar o fumo e o álcool auxiliam na manutenção da qualidade da pele.
Hidratação: mantenha a pele hidratada, seguindo sempre as orientações do dermatologista.
Limpeza facial: evite dormir com maquiagem ou outros resíduos na pele, salvo sob orientação do dermatologista.
Temperatura da água: evite banhos com água muito quente, pois ela retira a proteção e a hidratação naturais da pele.
Evitar tratamentos indicados por parentes ou amigos: diversos tratamentos com bons resultados para umas pessoas podem não
trazer benefícios para outras. O ideal é esclarecer todas as dúvidas com quem entende e conhece sua pele: o médico dermatologista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.