O DNA das pistas agora corre NAS RUAS

A Mclaren acaba de trazer para um novo segmento no Brasil os modelos 570s e 540c, que entregam toda a esportividade, a tecnologia e o desempenho consagrados pela montadora na Fórmula 1

Da Redação | Fotos Divulgação

A potência e a tecnologia da McLaren nas corridas já são mais que conhecidas e reconhecidas.

Porém, hoje, essas mesmas características estão disponíveis para os amantes da marca que desejam assumir o volante de um de seus modelos pelas ruas das cidades.

De alto luxo e desempenho, o modelo 570S é parte da linha Sports Series, definido pela montadora inglesa como um “carro esporte com alma de superesportivo”, que prioriza o desempenho mantendo plenamente a capacidade de circulação em vias públicas.

Prometendo a melhor experiência no segmento, é completamente orientado para o condutor, a partir da maior relação potência/peso entre os supercarros – há quem até o aponte como rival do Porsche 911.

“SANGUE PURO” ESPORTIVO

Compartilhando seu DNA com os modelos das linhas Super Series e Ultimate Series, incluindo o chassi leve de fibra de carbono e tecnologias derivadas das corridas, o 540C é equipado com motor V8 biturbo de 3,8l.

Ele foi desenvolvido para ser responsivo e emocionante, mesmo em baixas rotações. Com tecnologia stop-start, oferece níveis otimizados de eficiência e maior autonomia, adequada ao uso típico de carros do segmento. Assim como o 570S, possui tração traseira, câmbio de sete marchas e baixo peso, mas para chegar aos 100 km/h leva 3,5 segundos, enquanto para ir de 0 a 200 km/h precisa 10,5 segundos – sua velocidade máxima é de 320 km/h.

Considerando seu nível de desempenho, os números de consumo de combustível (de 9 a 10 km/l no ciclo combinado) e de emissões (258 g/km) representam um feito impressionante.

“A entrada da McLaren no Brasil é importantíssima, pois podemos dizer que era a única marca de supercarros que faltava e pode também representar um sinal de ânimo com o cenário econômico no futuro”.

Bruno Bonifácio, brand manager de McLaren Brasil.

Um pacote aerodinâmico sutilmente revisto e rodas com desenho exclusivo marcam o 540C Coupé em relação ao mais potente 570S Coupé.

Ele tem aletas aerodinâmicas exclusivas abaixo do duto de ar fresco do para-choque dianteiro e direcionamento de ar limpo pela parte inferior da carroçaria e acima do capô esculpido.

Na traseira, o difusor fica entre os dois escapamentos que saem abaixo do para-choque traseiro, tecnologias que, com certeza, vêm das pistas, como explica Bonifácio. “Esses detalhes significam performance, segurança e exclusividade. A dirigibilidade é esportiva ao máximo, mas sem se esquecer de detalhes que melhoram a usabilidade nas estradas e na cidade”.

A versão Coupé está equipada com rodas de liga leve, com acabamento prateado ou fosco, 19’’ na frente e 20’’ atrás, e equipados com pneus Pirelli P Zero como padrão, desenvolvidos especificamente para a série Sports a fim de oferecer altos níveis de desempenho em todas as condições. O 540C mantém o sistema de Direcionamento de Freio (Brake Steer) derivado de Fórmula 1, projetado para auxiliar nas curvas por meio da aplicação da força de frenagem na roda traseira interna. Isso permite frear mais perto das curvas e acelerar mais cedo nas saídas delas.

Tanto o 570S quanto o 540C estão disponíveis na
concessionária Eurobike McLaren São Paulo.

Renato Aguiar

VELOCIDADE TAMBÉM NO PALADAR

Em Ribeirão Preto, os modelos 570S e 540C foram exibidos durante um jantar exclusivo para possíveis compradores.

Convidado para criar um menu exclusivo para esse encontro de apaixonados por automobilismo, o banqueteiro Renato Aguiar, queridinho de vários empresários e celebridades nacionais, mergulhou no tema da noite e desenvolveu receitas que combinassem com a pessoalidade marcante dos convidados ilustres. “Sabia que atenderia um público viajado e que aprecia a alta gastronomia. Pensei, então, em ingredientes com ‘sabores velozes’, ou seja, que atingem o paladar de forma rápida, mas delicada”, revela Renato. Broa de milho com bacalhau confitado, mini sanduíche negro com foie gras crocante e blinis com carpaccio clássico foram as entradas que surpreenderem e elevaram as expectativas dos convidados em relação aos pratos principais.

Atendendo a todos os gostos, Renato apostou, inicialmente, no stick de polvo com aioli de rapadura, para aqueles que desfrutam de frutos do mar. Já para os perfis que não dispensam um bom corte, o carré de cordeiro assado ao vinho tinto, servido com purê de damasco, e o magret de pato, sustentado por pontas de aspargos com toque de manteiga trufada, fizeram a vez. Os elogios que vinham dos empresários, a cada garfada, deixaram o banqueteiro satisfeito com o resultado, principalmente pelo magret de pato, que ganhou a atenção gourmet da ocasião. “Mesmo sendo uma opção muito proteica, seu sabor delicado envolveu o paladar”.

Bruno Bonifácio e Henry Visconde

Fugindo das tradicionais sobremesas, Renato ousou ao escolher um ravióli com chocolate 70% cacau, guarnecido com sorbet de maracujá e toffe de caramelo.

Ele afirma que a sofisticação que empregou nas receitas do evento exclusivo McLaren não deixou de lado o momento intimista da data, permitindo aos presentes ficarem à vontade para degustar profundamente cada nuance. “Um menu que atendeu, igualitariamente, homens e mulheres que levam em seu sangue a adrenalina desse universo formado por máquinas potentes”, finaliza Renato.

PARCERIA HONORÁRIA

Além de ser palco de exibição dos novos modelos da McLaren agora disponíveis no Brasil, o jantar exclusivo comemorou a parceria da Eurobike com a montadora inglesa.

Afinal, o grupo de concessionárias é o único representante e revendedor oficial no país. “Para nós, é motivo de orgulho sermos merecedores de representar uma marca como a McLaren no Brasil − a última marca de supercarros que faltava aqui. A vinda deles representa uma aposta no potencial do mercado brasileiro”, destaca Henry Viconde, presidente do Grupo.

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