BRONZE EXPRESS

A médica dermatologista Beatriz Lopes Ferraz Elias fala sobre a área da dermatologia voltada exclusivamente para o tratamento e a prevenção de problemas estéticos na pele

Por Redação | Foto Divulgação

Seja para um momento especial, uma festa imperdível ou aquela semana em que o sol foi trocado pelas nuvens e a chuva: o bronzeamento a jato é a solução para iluminar os vários tipos de pele a partir de uma formulação que evita vermelhidão, queimaduras e envelhecimento precoce.

O procedimento consiste na aplicação de uma substância, conhecida como DHA, que interage com a química da pele e a deixa com um toque bronzeado.

Segundo a biomédica esteta Renata Caparroz, responsável pela clínica de estética Personalitté Laser, em Ribeirão Preto, registrado no Ministério da Saúde, o DHA (di-hidroxiacetona) é um açúcar simples de três carbonos, resultado da fermentação do glicerol.

Seu princípio ativo é seguro, não tóxico e, por isso, não apresenta efeito colateral. “A substância age na camada mais externa da pele.

É nesse nível que a di-hidroxiacetona reage com a queratina e produz a melanoidina, uma substância de tom castanho dourado,

não oferecendo, assim, risco de cancro ou possibilidade de envelhecimento antecipado da derme, como pode acontecer com outras técnicas de bronzeamento artificial”, explica. Renata revela que o resultado dura entre sete e 10 dias, dependendo do tipo de pele e dos cuidados com a hidratação.

Para maior durabilidade, é recomendado esperar entre seis e oito horas depois da sessão para tomar banho ou praticar exercício físico, uma vez que o calor e a transpiração podem alterar os resultados.

Também é melhor evitar o uso de ceras depilatórias e descolorantes de pelo após o procedimento, porque podem funcionar como esfoliante e remover a cor obtida. “Não há registros de reação alérgica ao produto. Mas, de qualquer forma, é aconselhável que se teste o produto numa pequena parte do corpo antes de realizar a sessão. Grávidas só podem passar pelo processo com autorização médica”, orienta.

Leave a Reply

Your email address will not be published.